"O que é o Adeus?
É apenas uma palavra ou é um sentimento tão forte é tão grande que apenas uma palavra tão curta poderia traduzir?
Não tenho muita idade (atualmente 22), mas já cheguei várias vezes em momentos em que essa palavra e lágrimas nos olhos foram a última coisa que consegui dizer.
Acho que a primeira vez que temos que dizer adeus, nós nunca esquecemos.
Meu primeiro adeus foi com 9 anos. Jamais vou esquecer. Foi um mês depois do enterro dá minha amiga de escola. Depois de passar o mês inteiro sonhando com ela e relembrando as cenas de seu velório, pedi para minha mãe me levar até o cemitério. Naquele dia, com lágrimas nos olhos e a mão em cima de sua sepultura, disse meu primeiro adeus.
Alguns anos depois, disse adeus a única bisavó que conheci. Não lembro o nome dela, mas sei quem era a minha Nona.
O adeus mais dolorido foi a dá minha avó materna. Nunca esquecerei esse adeus. E é a ferida que mais dói. Não consigo falar, pensar ou ouvir sobre ela sem ter que fazer um esforço para não chorar.
Mais recentemente disse adeus à meus dois avôs. Não foi tão dolorido, pois não tenho tantas lembranças deles, mas senti um vazio. Talvez por algo que não tive é que achei que poderia recuperar, mas agora já não importa, pois o tempo acabou.
Adeus de paixões também dói. Tive 4 grandes paixões, todas eram mulheres. Vim a entender recentemente porque me apaixonava por mulheres. É uma coisa que meio que já resolvi. Fui e sou muito hipócrita, pois nessa negação me feri, mas feri muito mais as mulheres que se relacionaram comigo.
Enfim, não vamos perder o foco.
O adeus nunca é fácil. É sempre doloroso e você nunca esquecerá.
Estou me preparando para um adeus inevitável de um parente bem próximo que irá desencarnar em breve. Já fui avisada sobre quem é e quando acontecer, só Deus sabe como estarei e como irei reagir.
Esse é um daqueles adeus inevitáveis, que você sabe que mais cedo ou mais tarde vai realmente acontecer, mas você simplesmente fecha os olhos e finge que não é com você.
No meio de todos esses adeus, meu maior medo é ficar sozinha. Mais sozinha do que estou agora.
Tenho medo de não ser forte o suficiente, sucumbir e acabar sendo minha vez de dizer adeus para quem fica.
O adeus dói.
Dói para quem diz e dói para quem ouve.
Mas é a palavra que corta a linha entre as pessoas, para que ambas consigam prosseguir.
Ou ao menos tentar."
Autoria própria - escrito dia 19/02/17 (mas com coragem para postar só agora rsrs').












